B3 exclui Méliuz (CASH3) e inclui PetroRecôncavo (RECV3) e Vamos (VAMO3) na primeira prévia do Ibovespa

Nova carteira passará a vigorar a partir de 4 de setembro até dezembro de 2023; duas prévias adicionais estão programadas para 16 e 31 de agosto

Felipe Moreira

B3  Bovespa  Bolsa de Valores de São Paulo  (Germano Lüders/InfoMoney)
B3 Bovespa Bolsa de Valores de São Paulo (Germano Lüders/InfoMoney)

Publicidade

A B3, operadora da Bolsa Brasileira, excluiu a Méliuz (CASH3) e incluiu os papéis da PetroRecôncavo (RECV3) e Vamos (VAMO3) da primeira prévia da carteira teórica do Ibovespa, que passará a vigorar a partir de 4 de setembro até dezembro de 2023. Duas prévias adicionais estão programadas para 16 e 31 de agosto.

Se as mudanças forem confirmadas, o Ibovespa contará com 86 ativos, pois apesar da adição líquida, o número de ações no Ibovespa deve permanecer o mesmo em comparação com o rebalanceamento anterior, pois a ação da EDP Brasil (ENBR3) foi excluída dos índices da B3 por conta da oferta pública de aquisição.

As inclusões da PetroRecôncavo e do Grupo Vamos no índice já eram esperadas pelo mercado. Em relatório, a XP Investimentos, Itaú BBA e Morgan Stanley apontavam a adição da petrolífera na carteira como altamente provável.  Já a Vamos havia sido mencionada pelo Itaú BBA e pela XP.

Continua depois da publicidade

Com relação as exclusões, as instituições já previam a saída da Méliuz, enquanto a remoção não foi uma surpresa.

A ação com maior peso, segundo a prévia, segue sendo Vale (VALE3), com participação de 14,114%, fatia ainda maior do que os 13,131% atuais.

Em seguida, aparece as ações preferenciais da Petrobras PN (PETR4), com 6,549%, Itaú Unibanco (ITUB4), com 6,335%, Petrobras ON (PETR3), com 4,641% e Bradesco PN (BBDC4), com 3,953%.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.