Atenção às 11h30: 2 eventos prometem balançar os mercados

Números do mercado de trabalho dos EUA e a intervenção do Banco Central no câmbio são os dados aguardados nesta sexta-feira

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – Os dados mais aguardados pelo mercado na manhã desta sexta-feira serão conhecidos logo mais às 11h30. Um tem relação com os juros e será divulgado nos Estados Unidos e o outro é doméstico e está diretamente ligado ao câmbio. Veja ao que ficar atento.

Payroll
Nos Estados Unidos, será divulgado o payroll, o relatório de emprego norte-americano. A informaçaõ é importante porque o nível do emprego é um dos principais fatores que o Fed (Federal Reserve) leva em consideração para tomar sua decisão de política monetária. Com a próxima reunião do FOMC (Federal Open Market Committee) marcada para 14 de dezembro, este será um dos últimos indicadores que poderão influenciar na decisão. A expectativa dos investidores é de que tenham sido criadas 180 mil vagas (payroll) no mês passado, ante 161 mil em outubro. 

A informação é ainda mais relevante quando se leva em consideração que este deve ser a primeira de uma série de elevações dos juros nos Estados Unidos após a eleição de Donald Trump como presidente. O mercado já dá como certa que o Fed deve dar início a um ciclo de aperto monetário em dezembro, mas ainda têm dúvidas sobre a magnitude e a duração da sequência de altas.

Continua depois da publicidade

Leilão do BC
O Banco Central volta a intervir hoje no mercado de câmbio com a realização do leilão de até 15 mil contratos (US$ 750 milhões) de swap cambial tradicional, para rolagem de contratos que vencem em 2 de janeiro de 2017. Este dado é importante porque pode pressionar a cotação da moeda norte-americana ante o real, após a alta superior a 2,4% registrada nesta quinta-feira. 

Confira outras explicações e os destaques do dia no InfoMoney na Bolsa desta sexta-feira: