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A Arezzo & Co (ARZZ3) conseguiu manter suas margens em um ano difícil para o setor de consumo. Apontada por gestores como uma aposta certa para momentos de crise devido ao poder aquisitivo de seu público-alvo e capacidade de repasse de preços, a companhia de Alexandre Birman conseguiu entregar um faturamento recorde em 2022.
“Tivemos um resultado muito equilibrado no ano passado, especialmente porque a base de comparação com 2021 é difícil para qualquer empresa”, afirma Rafael Sachete, CFO da Arezzo ao InfoMoney. “Ainda assim, conseguimos entregar o melhor ano da companhia em seus 50 anos”.
Na fotografia trimestral, o lucro líquido da Arezzo chegou a R$ 102,7 milhões no 4T22, queda de 7,1% em relação a igual período de 2021. No entanto, em 2022, o lucro cresceu 43,5%, para R$ 422,5 milhões. A margem líquida recuou 0,1 ponto percentual, para 9,1%.
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“Os números mostram que obtivemos margens saudáveis e que não tivemos que fazer promoções para ter mais vendas”, reforça Sachete. Na linha de receita líquida, o faturamento cresceu 20% no quarto trimestre de 2022, para R$ 1,3 bilhão. No ano, a alta foi de 44,8%, de R$ 2,9 bilhões para R$ 4,2 bilhões.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, em inglês) cresceu 3% no quarto trimestre, para R$ 196,8 milhões, com margem Ebitda de 14,6/% (-2,4 p.p). Em 2022, o índice chegou a R$ 657,1 milhões, com alta de 43,1% e margem de 15,5%, ante 15,7% de 2021.
Por outro lado, as despesas subiram bastante em função do aumento no custo de capital e juros mais altos em relação a 2021. Além disso, houve aumento nos investimentos em marketing e abertura de novas lojas, chegando à marca de mil estabelecimentos de marcas da Arezzo & Co.
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No indicador de Custo da Mercadoria Vendida (CMV), a alta anual foi de 41,4%, chegando a R$ 1,9 bilhão. Já o índice de Vendas, despesas gerais e administrativas (SG&A, em inglês) avançou 50,5% no período, para R$ 1,8 bilhão.
Novas marcas e Gisele Bündchen
Para 2023, a Arezzo & Co segue com o planejamento de crescimento, em especial no exterior. Sachete se mostrou otimista com o desempenho das vendas no início do ano e destaca o potencial de “destravar valor” de marcas de sapatos recém adquiridas, como a Vicenza e a Paris Texas.
No caso da Paris Texas, primeiro M&A internacional da Arezzo, a ideia é ganhar ainda mais mercado nos Estados Unidos e abrir portas na Europa. Em 2022, o mercado externo foi responsável por 10,9% das vendas da companhia, em um total de R$ 549,8 milhões – 89,1% disso vem da operação americana.
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Outra estratégia em curso é buscar rejuvenescer a marca Arezzo e, para isso, a companhia contratou a modelo Gisele Bündchen como garota propaganda. A top model estrela nos próximos dias a campanha de inverno da marca.
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