Allied Tecnologia (ALLD3) tem lucro ajustado de R$ 18,1 milhões, queda de 24,9%

As receitas totalizaram R$ 1,54 bilhão no período, alta de 21,4% na base anual.

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Allied Tecnologia (ALLD3) teve lucro líquido contábil de R$ 16,8 milhões no segundo trimestre de 2023, 29,9% menor frente igual período de 2022. Já o lucro ajustado totalizou R$ 18,1 milhões, queda de 24,9%.

As receitas totalizaram R$ 1,54 bilhão no período, alta de 21,4% na base anual.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado somou  R$ 70,6 milhões, alta de 1,1% frente o 2T22. A margem Ebitda ajustada teve baixa de 0,7 ponto percentual no ano, a 4,6%.

Continua depois da publicidade

As receitas de distribuição no Brasil tiveram baixa de 19% frente o 2T22, a R$ 690 milhões. Com relação às vendas de varejo digital, as receitas foram de R$ 159,3 milhões, queda de 12,2% no ano.

A receita líquida no canal de vendas de distribuição foi de R$ 1,2816 bilhão no 2T23, o que representa um aumento de 34,9% em relação ao 2T22.

“O desempenho positivo é resultado das vendas expressivas na operação de distribuição internacional. O ticket médio do canal foi de R$ 1.019,20 o que representa um aumento de 37,6% em comparação com o 2T22”, aponta a Allied.

Continua depois da publicidade

Saiba mais:

Confira o calendário de resultados do 2º trimestre de 2023 da Bolsa brasileira

O que esperar da temporada de resultados do 2º trimestre? Confira ações e setores para ficar de olho

Publicidade

Os principais fatores que levaram a esse resultado foram: (i) a mudança no mix de produtos vendidos, motivada pela ampliação da participação da categoria smartphones, a qual representa 70% da receita líquida do canal e apresenta um ticket médio superior ao portfólio consolidado; (ii) redução da participação de notebooks, tablets e linha marrom; (ii) aumento do ticket médio de smartphones endereçado pela ampliação da operação da Distribuição Internacional, que possui ticket médio superior à média do mercado.

No 2T23, foram vendidos 1,4 milhões de produtos através do canal Distribuição, o que representa uma redução de 12,8% em relação ao 2T22. Este impacto ocorreu, principalmente, por conta da retração da demanda de tablets, televisores, notebooks, consoles e produtos da linha smarthome.

“Por outro lado, a quantidade vendida de smartphones e acessórios aumentou significativamente entre os dois períodos e compensou parcialmente esse efeito. Desta forma, os produtos que tiveram maior contribuição positiva na receita líquida, na comparação com o 2T22, foram os smartphones, que apresentaram aumento tanto do volume vendido quanto do ticket médio”, aponta.

Continua depois da publicidade

No entanto, esse aumento foi contrabalanceado pela redução na receita líquida de outras categorias. Notebooks, tablets e televisores foram impactados negativamente tanto pelo volume quanto pelo ticket médio. Consoles de videogames, produtos da linha smarthome e impressoras, também contribuíram negativamente para a receita, apesar de terem apresentado aumento no ticket médio.

Nos últimos 12 meses, a Allied atendeu aproximadamente 3,5 mil clientes (varejistas e empresas) através do seu canal de Distribuição, sendo que os 20 mais representativos corresponderam a 62% da receita líquida deste canal, destacou a empresa no release de resultados.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.