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A Allied Tecnologia (ALLD3) teve lucro líquido contábil de R$ 16,8 milhões no segundo trimestre de 2023, 29,9% menor frente igual período de 2022. Já o lucro ajustado totalizou R$ 18,1 milhões, queda de 24,9%.
As receitas totalizaram R$ 1,54 bilhão no período, alta de 21,4% na base anual.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado somou R$ 70,6 milhões, alta de 1,1% frente o 2T22. A margem Ebitda ajustada teve baixa de 0,7 ponto percentual no ano, a 4,6%.
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As receitas de distribuição no Brasil tiveram baixa de 19% frente o 2T22, a R$ 690 milhões. Com relação às vendas de varejo digital, as receitas foram de R$ 159,3 milhões, queda de 12,2% no ano.
A receita líquida no canal de vendas de distribuição foi de R$ 1,2816 bilhão no 2T23, o que representa um aumento de 34,9% em relação ao 2T22.
“O desempenho positivo é resultado das vendas expressivas na operação de distribuição internacional. O ticket médio do canal foi de R$ 1.019,20 o que representa um aumento de 37,6% em comparação com o 2T22”, aponta a Allied.
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Os principais fatores que levaram a esse resultado foram: (i) a mudança no mix de produtos vendidos, motivada pela ampliação da participação da categoria smartphones, a qual representa 70% da receita líquida do canal e apresenta um ticket médio superior ao portfólio consolidado; (ii) redução da participação de notebooks, tablets e linha marrom; (ii) aumento do ticket médio de smartphones endereçado pela ampliação da operação da Distribuição Internacional, que possui ticket médio superior à média do mercado.
No 2T23, foram vendidos 1,4 milhões de produtos através do canal Distribuição, o que representa uma redução de 12,8% em relação ao 2T22. Este impacto ocorreu, principalmente, por conta da retração da demanda de tablets, televisores, notebooks, consoles e produtos da linha smarthome.
“Por outro lado, a quantidade vendida de smartphones e acessórios aumentou significativamente entre os dois períodos e compensou parcialmente esse efeito. Desta forma, os produtos que tiveram maior contribuição positiva na receita líquida, na comparação com o 2T22, foram os smartphones, que apresentaram aumento tanto do volume vendido quanto do ticket médio”, aponta.
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No entanto, esse aumento foi contrabalanceado pela redução na receita líquida de outras categorias. Notebooks, tablets e televisores foram impactados negativamente tanto pelo volume quanto pelo ticket médio. Consoles de videogames, produtos da linha smarthome e impressoras, também contribuíram negativamente para a receita, apesar de terem apresentado aumento no ticket médio.
Nos últimos 12 meses, a Allied atendeu aproximadamente 3,5 mil clientes (varejistas e empresas) através do seu canal de Distribuição, sendo que os 20 mais representativos corresponderam a 62% da receita líquida deste canal, destacou a empresa no release de resultados.
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