Afetada pela crise, Basf registra primeira queda no lucro em sete anos

Empresa sente diminuição na demanda por produtos químicos e reduz previsões para 2009; lucro chega a US$ 4,2 bilhões no ano

Thiago Gomes Amorim

Publicidade

SÃO PAULO – A Basf reportou queda de 1,4% no lucro líquido entre janeiro e setembro de 2008, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (30). Desde 2001 a empresa não mostrava diminuição nos ganhos nesta base comparativas.

O montante, que chegou a US$ 4,2 bilhões, foi penalizado pela redução na demanda de seus principais clientes. “O impacto da crise financeira global na economia real está se acelerando e ficando mais forte”, apontou o CEO da empresa, Jürgen Hambrecht.

Horizonte ruim

Na visão de Hambrecht, a diminuição na demanda em mercados importantes e a queda no preço do petróleo são sinais de que a recessão tende a se intensificar em 2009. Com isso, a Basf reduziu suas estimativas e prevê lucrar menos no ano que vem.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.