Publicidade
BRUXELAS – O Chipre chegou a um acordo de última hora com seus credores internacionais para fechar o segundo maior banco do país e causar grandes perdas a depositantes não assegurados, incluindo russos ricos, em troca de um resgate de 10 bilhões de euros.
O acordo aconteceu horas antes do prazo final para evitar um colapso do sistema bancário em negociações difíceis entre o presidente do Chipre, Nicos Anastasiades, e chefes da União Europeia (UE), Banco Central Europeu (BCE) e Fundo Monetário Internacional (FMI).
Rapidamente endossado pelos ministros das Finanças da zona do euro, o plano irá poupar a ilha mediterrânea de um colapso financeiro ao fechar o estatal Banco Popular do Chipre, também conhecido como Laiki, e passar depósitos abaixo de 100 mil euros para o Banco do Chipre para criar um “banco bom”.
Continua depois da publicidade
Depósitos acima de 100 mil euros em ambos os bancos, que não são garantidos pela lei da UE, serão congelados e usados para solucionar as dívidas do Laiki e recapitalizar o banco do Chipre por meio de uma conversão de depósitos/ações.
A incursão nos depositantes não garantidos deve levantar 4,2 bilhões de euros, afirmou o presidente do Eurogroup, Jeroen Dijssebloem.
O Laiki será efetivamente fechado, com milhares de empregos perdidos. Autoridades disseram que detentores sêniors de títulos no Laiki serão extintos e aqueles no Banco do Chipre terão que fazer uma contribuição.
Continua depois da publicidade
Um porta-voz da UE disse que nenhuma taxa será imposta sobre depósitos em bancos cipriotas, embora o golpe sobre grandes contas nos dois maiores bancos do país deva ser muito superior do que o inicialmente planejado. Uma primeira tentativa de acordo na semana passada fracassou quando o parlamento cipriota rejeitou a proposta de um imposto sobre todas as contas bancárias.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.