Ações europeias caem puxadas por Telecom Italia e preocupações com balanços

Índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em queda de 0,09%, para 1.284 pontos, mas acumulou ganho semanal de 0,6%

Reuters

Publicidade

LONDRES – As ações europeias recuaram nesta sexta-feira, com as ações da Telecom Italia puxando para baixo o setor de telecomunicações, e com a Volvo afetando o setor industrial após anunciar queda expressiva em seu lucro no terceiro trimestre.

O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, fechou em queda de 0,09 por cento, para 1.284 pontos, mas acumulou ganho semanal de 0,6 por cento, terceira semana consecutiva de alta durante a qual atingiu a máxima em cinco anos. O índice alemão DAX subiu 0,06 por cento na sessão, após bater máxima histórica no intradia.

O papel da operadora de telecomunicações Telecom Italia recuou 6,4 por cento, puxando o índice de telecomunicações europeu para queda de 1,0 por cento, pior performance entre os setores.

Continua depois da publicidade

O mercado foi pressionado também por papéis industriais mais fracos, com o índice setorial perdendo 0,4 por cento, liderado por baixa de 6,6 por cento na ação da Volvo após a fabricante de caminhões anunciar forte contração no lucro.

“A temporada de balanços vai continuar a injetar volatilidade no mercado no curto prazo, já que companhias expostas a mercados emergentes podem decepcionar devido a questões relacionadas ao câmbio”, disse o economista-sênior do KBC, Koen De Leus.

“Números econômicos recentes também deixaram investidores um pouco nervosos. Mas a perspectiva de médio prazo do mercado continua positiva, uma vez que o Federal Reserve, banco central dos EUA, não deve começar a reduzir as compras de títulos até o primeiro trimestre de 2014”, emendou.

Continua depois da publicidade

Em Londres, o índice Financial Times fechou em alta de 0,12 por cento, a 6.721 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,06 por cento, para 8.985 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,08 por cento, para 4.272 pontos.

Continua depois da publicidade

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,45 por cento, para 18.874 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 1,01 por cento, para 9.815 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em queda de 1,32 por cento, para 6.149 pontos.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.