Publicidade
TÓQUIO – Fortes dados de emprego na Austrália e um surpreendente corte de juros na Coreia do Sul impulsionaram as ações asiáticas nesta quinta-feira, depois que Wall Street ampliou a sequência de recordes, mas os preços foram limitados por preocupações de que uma aceleração da inflação na China irá limitar suas opções de política.
As ações japonesas, que chegaram a se aproximar mais cedo de atingir uma nova máxima em cinco anos, anularam os ganhos e encerraram em queda de 0,66 por cento.
Às 7h38 (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão tinha leve alta de 0,16 por cento, depois de chegar a subir 0,5 por cento, para o maior nível desde julho de 2011 no início do dia.
Continua depois da publicidade
As ações sul coreanas tiveram desempenho superior aos seus pares, saltando 1,18 por cento depois que o banco central do país inesperadamente cortou a taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para 2,50 por cento, o primeiro corte em sete meses, à medida que o fraco crescimento industrial sugeriu que a economia não está se recuperando tão rapidamente como esperado.
“A decisão de cortar os juros do Banco da Coreia remove o risco de política que pesava sobe o mercado acionário sul-coreano”, afirmou o analista de mercado do SK Securities Kim Young-june.
As ações australianas não conseguiram sustentar os ganhos vistos depois de um forte relatório de emprego do país, que ajudou a aparar as apostas do mercado para um corte de juros em junho, depois que o banco central do país diminuiu os juros no começo da semana.
Continua depois da publicidade
As ações australianas ficaram praticamente estáveis, com leve queda de 0,03 por cento, um vez que dados da China, seu maior mercado exportador, mostrou que a inflação ao consumidor anual acelerou mais do que o esperado em abril enquanto os preços ao produtor caíram pelo 14º mês seguido, destacando o dilema que o banco central enfrenta para equilibrar suporte à economia contra a ameaça da alta dos preços.
O mercado em Hong Kong caiu 0,14 por cento e Xangai perdeu 0,59 por cento, interrompendo sequências de ganhos.
A bolsa de Taiwan subiu 0,23 por cento, enquanto Cingapura avançou 0,58 por cento.