Publicidade
SÃO PAULO — No dia 9 de novembro de 2016, o Ibovespa chegou a cair 3,7% repercutindo a notícia de que o candidato republicano Donald Trump tinha vencido a democrata Hillary Clinton na disputa pela presidência dos Estados Unidos, contrariando as expectativas do mercado.
No fim do pregão, o índice fechou em baixa de 1,4%, enquanto o dólar disparou 1,32%, para R$ 3,2095. O mesmo movimento foi visto no exterior — a bolsa de Tóquio, por exemplo, despencou mais de 5%.
Na Europa, as bolsas abriram em forte queda, mas amenizaram as perdas e alguns índices até viraram para o campo positivo após o discurso de vitória de Trump, que foi considerado conciliador.
Continua depois da publicidade
Embora a postura mais extremista de Trump pudesse levantar dúvidas no mercado sobre sua gestão, a visão dos economistas era de que a probabilidade de o Federal Reserve, o banco central dos EUA, manter o juro baixo era maior com ele eleito.
A eleição de Donald Trump em 2016 é o tema do oitavo episódio de Os Pregões que Fizeram História. É possível seguir e escutar o programa pelo Spotify, Google Podcasts, Spreaker, Deezer, Apple Podcats (iTunes), Castbox e Podchaser. Se preferir, faça o download do episódio clicando aqui.
“Para mim foi uma surpresa. Eu achava que a Hillary ia ganhar. Para mim era certeza que a Hillary ganharia as eleições naquele período. Então, foi aquele choque, sem dúvida, a incerteza na parte política. A gente não sabia exatamente como que ele ia levar. Uma liderança bem diferente do que a gente já viu em outras épocas na história dos Estados Unidos principalmente. Então, eu acho que tudo isso levou, essa incerteza levou a essa queda”, diz Otavio Costa, gestor da Crescat Capital.
Continua depois da publicidade
“Estávamos vindo de 8 anos de democratas e o mercado tinha uma certa incerteza do que seria uma gestão Trump. Não muito diferente do que aconteceu em 2002 no Brasil, quando o Lula estava indo bem na eleição e o mercado estava morrendo de incerteza, e depois que ele ganhou e veio com a carta aos brasileiros, aí o mercado pensou: espera aí, não precisava ter tanto medo”, disse João Braga, ex-gestor da Credit Suisse Hedging Griffo e da XP Asset, e fundador da Encore Asset.
Braga e Costa contam os bastidores da eleição de Trump em 2016 nos mercados, como foi possível a derrota da democrata Hilarry Clinton e o que esperar para as eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2020 — Trump consegue surpreender novamente e se reeleger? Ouça o episódio acima.
Sobre o podcast
Os Pregões que Fizeram História é o podcast do InfoMoney que conta bastidores de dias emblemáticos para os mercados, seja por uma queda drástica ou por uma disparada, através da voz de quem estava lá — ou de quem entende muito do assunto. Ele vai ao ar toda semana, sempre às sextas-feiras.
Continua depois da publicidade
O Plano Collor e o congelamento da poupança em 1990, a mudança para câmbio flutuante e a maxidesvalorização do real em 1999, o investment grade do Brasil em 2008, a crise do subprime naquele mesmo ano que colapsou os mercados do mundo inteiro, o Joesley Day e a delação dos irmãos Batista em 2017. Esses e muitos outros momentos marcantes para a Bolsa brasileira estarão na série.
Newsletter
Infomorning
Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia
Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.