Cenário de risco

Zona do euro tem até 43% de chances de entrar em recessão, diz S&P

Agência pondera que a possibilidade de recessão na zona do euro ainda é incerta, embora a desaceleração já seja uma realidade.

Por  Estadão Conteúdo -

As chances de a zona do euro entrar em recessão nos próximos 12 meses são de 30% a 43%, segundo relatório da S&P Global Ratings. “Não há dúvida: a Europa está vivenciando uma forte desaceleração econômica”, disse o economista-chefe da S&P para Europa, Oriente Médio e África, Sylvain Broyer.

“Os altos preços das commodities, gargalos duradouros do lado da oferta e uma reação desordenada dos mercados aos aumentos de juros mais rápidos anunciados por bancos centrais enfraqueceram a recuperação da pior fase da pandemia”, acrescentou.

No relatório, publicado nesta terça-feira, a S&P pondera que a possibilidade de recessão na zona do euro ainda é incerta, embora a desaceleração já seja uma realidade.

Os cálculos da S&P foram baseados numa definição de recessão mais ampla do que o conceito de dois trimestres consecutivos de queda do Produto Interno Bruto (PIB). A medida utilizada no relatório considera que uma recessão envolve uma significativa queda na atividade disseminada pela economia que perdure mais do que alguns meses.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui.

Compartilhe