Vendas varejistas na Zona do Euro recuam 1,8% em outubro, pouco acima do esperado

Na comparação com o mesmo mês de 2021, indicador preliminar mostra redução de 2,7% no volume de vendas, também acima da estimativa

Roberto de Lira

Publicidade

As vendas varejistas na Zona do Euro caíram 1,8% em outubro ante setembro, de acordo com estimativas divulgadas nesta segunda-feira pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Na comparação com o mesmo mês de 2021, o indicador preliminar mostra redução de 2,7% no volume de vendas.

Os dados mensal e anual ficaram um pouco acima do consenso Refinitiv, que apontava para retração de 1,7% e de 2,6%, respectivamente.

Na UE como um todo, a queda de outubro ante setembro foi de 1,7%, com encolhimento de 2,4% ante outubro do ano passado.

Continua depois da publicidade

Segundo o Eurostat, as vendas varejistas caíram 2,1% nos produtos não alimentares e 1,5% no segmento de alimentares, bebidas e tabaco, enquanto cresceram 0,3% para os combustíveis automotivos, na comparação com setembro.

Na UE, o volume do comércio recuou 2,1% nos produtos não alimentares e 1,3% nos produtos alimentares, bebidas e tabaco, e teve uma elevação de 0,3% nos combustíveis.

Entre os Estados-Membros para os quais existem dados disponíveis, as maiores quedas no mês aconteceram na Áustria (-4,6%), Croácia (-4,0%) e Bélgica (-3,3%). Os aumentos foram observados em Luxemburgo (+2,6%), Chipre, Malta e Portugal (todos com +0,5%) e Espanha (+0,4%).