Rio de Janeiro vai iniciar aplicação de 3ª dose em idosos em setembro

Independentemente de qual vacina foi aplicada como primeira dose, especialistas recomendam que dose de reforço seja da Pfizer ou da AstraZeneca

Reuters

Idosa recebe vacina contra a Covid-19 (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Idosa recebe vacina contra a Covid-19 (Rovena Rosa/Agência Brasil)

Publicidade

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O Rio de Janeiro vai iniciar a aplicação da terceira dose de vacinas contra Covid-19 em idosos a partir de setembro seguindo uma recomendação do conselho científico do município, informou a prefeitura nesta segunda-feira.

A recomendação dos especialistas é de que a terceira dose ou dose de reforço seja da Pfizer ou da AstraZeneca, independentemente de qual vacina foi aplicada como primeira dose. O calendário dessa terceira dose em idosos ainda vai ser divulgado com as datas.

O município pretende aplicar o reforço entre setembro em novembro de forma escalonada, ou seja, dos mais velhos para os menos idosos.

Continua depois da publicidade

“Em reunião na manhã desta segunda-feira, o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 aprovou e recomendou a aplicação da dose de reforço (DR) nos idosos (60 anos ou mais). O calendário de vacinação da DR será elaborado e divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde dentro de alguns dias. A previsão é de que a dose de reforço seja aplicada entre setembro e novembro, de forma escalonada para idosos que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses, iniciando pelos residentes em instituições de longa permanência (ILPI), como asilos“, disse a prefeitura.

Leia mais:
“Terceira dose só depois que avançarmos na segunda”, diz ministro da Saúde

“Independentemente da vacina tomada nas duas primeiras doses, para a DR serão usadas vacinas da Pfizer e da AstraZeneca.”, adicionou o município.

Continua depois da publicidade

O Rio espera receber, na terça-feira, novas remessas de vacina e iniciar a vacinação de adolescentes com 17 anos. A vacinação dos adolescentes estava prevista para começar nesta segunda, mas ela iniciou apenas para casos específicos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio são necessárias 68 mil doses. A vacinação de adultos terminou na sexta-feira.

A cidade e o Estado são o epicentro da variante Delta no país e o Estado já registrou mais de 61 mil mortes por Covid-19.

Continua depois da publicidade

Curso gratuito ensina a ter consistência na bolsa para ganhar e rentabilizar capital. Participe!