Recente estresse bancário mostra importância de boa regulação, diz vice-presidente do BCE

Para Luis de Guindos, há melhora na diversificação bancária, mas é crucial que não exista complacência por parte dos reguladores

Estadão Conteúdo

Publicidade

O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, afirmou nesta sexta-feira (9) que o “recente episódio de estresse” no setor bancário é uma “chamada de atenção” e “mostra a importância da boa regulação” sobre os bancos. Ele falou sobre o tema em seminário organizado pelo Parlamento Europeu em Madri.

Guindos disse que é preciso defender avanços recentes, no marco das reformas de Basileia III. Segundo ele, é preciso “continuar a aprender” sobre o assunto, inclusive no episódio recente. Para o dirigente, é necessário um marco regulatório “muito sólido”.

Os bancos têm sido “resilientes” e respondido ao estresse da pandemia e também com a guerra na Ucrânia, comentou. Para o vice do BCE, há melhora na diversificação bancária, mas é crucial que não exista complacência por parte dos reguladores. “Debilitar os bancos pode criar riscos sistêmicos”, advertiu.

Continua depois da publicidade

Guindos disse que, no quadro atual de forte digitalização, a confiança ganha um peso ainda maior. Isso torna ainda mais importante a solidez da regulação, argumentou.