Publicidade
O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Reino Unido caiu de 46,5 em junho para 45,3 em julho, atingindo o menor nível em sete meses, segundo dados finais publicados nesta terça-feira (1) pela S&P Global em parceria com a CIPS.
A leitura definitiva de julho, porém, ficou acima da estimativa preliminar e da previsão de analistas consultados pela FactSet, de 45 em ambos os casos. A queda abaixo da barreira de 50 indica que a atividade manufatureira britânica se contrai em ritmo mais acentuado.
Para Rob Dobson, diretor da S&P Global Market Intelligence, julho viu um aprofundamento da retração da manufatura no Reino Unido. “A produção caiu no ritmo mais rápido desde janeiro, à medida que clientes com excesso de estoque, perdas crescentes nas exportações, taxas de juros mais altas e a crise do custo de vida se uniram para criar uma intensificação preocupante da queda na demanda”, comentou em nota.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, embora os fabricantes mantenham uma perspectiva geralmente positiva para o setor, com mais da metade ainda esperando que a produção aumente no próximo ano, outros indicadores prospectivos mostram dificuldade para a indústria.
A demanda doméstica e a de exportação estão enfraquecendo e a previsão é de novos cortes na produção, emprego e compras nos próximos meses. Embora, os preços das matérias-primas tenham caído pelo terceiro mês consecutivo, isso pode ser parte um sintoma de mal-estar, o que pode afetar os lucros dos fabricantes e, eventualmente, o investimento.