PMI industrial da China recua para 49,5 em outubro, ante 50,2 em setembro

Indicador não industrial oficial também caiu no mês, para 50,6; com isso, o PMI composto do país recou de 52,0 para 50,7

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da China recuou dos 50,2 registrados em setembro para 49,5 em outubro, ficando assim abaixo da linha de 50,0, que separa a expansão da contração da atividade, segundo dados oficiais divulgados pelo escritório nacional de estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

O indicador não industrial ainda permanece acima dessa linha em outubro (50,6), mas também recuou ante os 51,7 atingidos em setembro. Com isso, o PMI composto do país recou de 52,0 para 50,7 entre setembro e outubro.

O NBS detalhou que o subíndice das grandes empresas se manteve na zona de expansão (50,7) em outubro, ante os 51,6 no mês anterior.

Continua depois da publicidade

Já subíndice de produção ficou em 50,9, uma queda em relação aos 52,7 do mês anterior, afetado por fatores como uma base comparativa elevada em setembro e menos dias úteis em outubro devido ao Festival do Meio Outono e ao feriado do Dia Nacional, de acordo com o estatístico do NBS, Zhao Qinghe, informou a agência de notícias Xinhua.

Segundo a pesquisa, as empresas preveem que as atividades industriais se recuperem no curto prazo, com o subíndice para as expectativas de produção e negócios chegando a 55,6, acima dos 55,5 de setembro, mantendo-se assim acima dos 55 durante quatro meses consecutivos.

Zhao disse que há uma moderação no nível do clima econômico do país, e que a base para uma recuperação econômica sustentada precisa ser ainda mais consolidada.