PMI de serviços do Japão cai de 53,8 em setembro para 51,6 em outubro

O PMI composto do Japão também ficou acima do ponto médio em outubro, chegando a 50,5, mas com quedas em serviços e indústria

Roberto de Lira

Movimentação de pessoas em Tóquio (Crédito: Shutterstock)
Movimentação de pessoas em Tóquio (Crédito: Shutterstock)

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O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do Japão recuou de 53,8 em setembro para 51,6 em outubro, mas se manteve acima do nível médio de 50,0 – que separa a leitura de expansão da retração – pelo 14º quarto mês consecutivo, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (6) pela S&P Global em parceria com o Jibun Bank.

O PMI composto do Japão também ficou acima do ponto médio em outubro, chegando a 50,5, mas o nível ficou abaixo dos 52,1 de setembro em outubro, com queda tanto na atividade de serviços como na produção industrial.

Para Andrew Harker, diretor de Economia da S&P Global Market Intelligence, embora os dados do PMI continuem a trazer uma leitura positiva para o setor de serviços japonês, as tendências recentes sugerem que o crescimento está em declínio.

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“As taxas de expansão da atividade e de novos pedidos foram as mais suaves desde a virada do ano e a confiança mais fraca das empresas sugere que o abrandamento poderá continuar à medida que 2023 se aproxima do fim”, analisa.

Segundo ele, observando o setor privado como um todo, a incapacidade da economia de serviços de continuar a fazer o trabalho pesado que que ocorreu no início do ano significa que a fraqueza sustentada na indústria transformadora está pondo fim ao crescimento mais amplo. “Na verdade, as novas encomendas estagnaram em outubro, encerrando uma sequência de oito meses de expansão”, destaca.

“Esperamos ver a demanda de serviços começar a recuperar o dinamismo nos próximos meses para ajudar a manter o crescimento da produção no próprio setor e de forma mais ampla”, completa.