Publicidade
Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos cresceram 2,9% em dados com ajustes na semana encerrada em 24 de março em relação à semana anterior, informou nesta quarta-feira (29) a Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa de juros fixa de 30 anos caiu de 6,48% para 6,45% em uma semana e atingiu o nível mais baixo em mais de um mês.
Sem ajustes, o índice de pedidos aumentou 3% em comparação com a semana anterior. Já o índice de refinanciamento aumentou 5% em relação à semana , embora ainda tenha ficado 61% abaixo do registrado na mesma semana do ano anterior.
O índice de compras ajustado sazonalmente subiu 2% em relação à semana anterior e o não ajustado avançou 2% na mesma comparação, ficando 35% abaixo do que na mesma semana do ano anterior.
Continua depois da publicidade
Para Joel Kan, vice-presidente e vice-economista-chefe da MBA, enquanto a taxa fixa de 30 anos permaneceu 1,65 ponto porcentual acima do ano anterior, os compradores de imóveis responderam, levando a um quarto aumento consecutivo nos pedidos de compra.
“O crescimento dos preços das casas desacelerou acentuadamente em muitas partes do país, o que ajudou a melhorar o poder de compra. Os pedidos de compra permanecem abaixo do ritmo do ano passado, mas os aumentos recentes, juntamente com dados de outras fontes mostrando um aumento nas vendas de imóveis, são um desenvolvimento bem-vindo”, afirmou em nota.
Sobre a atividade de refinanciamento, Kan disse que maioria dos proprietários ainda está com taxas significativamente mais baixas, deixando apenas um pequeno grupo de mutuários com incentivo para refinanciar.
Continua depois da publicidade
A parcela de refinanciamento da atividade hipotecária aumentou para 29,1% do total de pedidos, de 28,6% na semana anterior.