Pedidos de hipotecas nos EUA sobem 2,5% na semana e juros recuam para 7,61%

Associação do setor diz que queda nas taxas foi impulsionada pelo tom moderado do Fomc e por dados do mercado de trabalho menos aquecido

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 2,5% na semana encerrada em 3 de novembro em relação à semana anterior, de acordo com dados da pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa fixa de juros para hipotecas fixa de 30 anos recuou de 7,86% para 7,61%, o maior declínio em uma única semana em pontos percentuais desde julho de 2022.

O índice de refinanciamento de hipotecas cresceu 2% em relação à semana anterior e foi 7% inferior ao da mesma semana do ano anterior. O índice de compras ajustado sazonalmente aumentou 3% em uma semana e  o índice não ajustado cresceu 1% em comparação com a semana anterior, mas ainda ficou 20% abaixo da mesma semana do ano anterior.

Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto do MBA, disse em nota que a queda nas taxas foi impulsionada pelo comportamento dos títulos do Tesouro, que se acomodaram após o tom conciliatório adotado pelo Federal Reserve na declaração do Fomc da semana passada, além de dados indicando um mercado de trabalho menos aquecido.

Continua depois da publicidade

“Os pedidos de empréstimos para compra e refinanciamento aumentaram ao longo da semana, mas permaneceram em níveis baixos. O índice de compras ainda está mais de 20% atrás do ritmo do ano passado, já que muitos compradores de casas permanecem à margem até que mais estoque para venda esteja disponível”, comentou.