Pedidos de hipotecas nos EUA crescem 6,5% na semana; taxa cai para 6,71%

Segundo a associação MBA, taxasrecuaram seguindo a queda de rendimentos dos títulos do Tesouro, devido à crise bancária

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 6,5% na semana encerrada em 10 de março ante a semana anterior, segundo dados com ajustes divulgados nesta quarta-feira (15) pela Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa fixa de 30 anos recuou para 6,71% na semana, ante os 6,79% anteriores.

Segundo a MBA, sem ajustes, o índice de pedidos aumentou 7% em comparação com a semana anterior. Já o índice de refinanciamento cresceu 5% em uma semana, mas ainda ficou 74% abaixo do registrado mesma semana do ano anterior.

Joel Kan, vice-presidente e economista-chefe adjunto da MBA, destacou que a queda de rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA na semana passada, motivada pelos problemas com o setor bancário, puxaram para baixo as taxas de hipotecas.

Continua depois da publicidade

“Os pedidos de compra de imóveis aumentaram pela segunda semana consecutiva, mas permaneceram quase 40% abaixo do ritmo do ano passado. Embora taxas mais baixas devam impulsionar a demanda por imóveis, a volatilidade do mercado financeiro pode fazer com que os compradores parem de tomar suas decisões”, comentou.