Pedidos de hipotecas nos EUA crescem 5,4% na semana e taxa de juros volta a subir

Compradores de casas continuam a enfrentar taxas mais altas e estoques limitados para venda, o que tem tornado as condições mais desafiadoras

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 5,4% na semana encerrada em 15 de setembro em relação à semana anterior, de acordo com pesquisa da Mortgage Bankers Association (MBA). Os resultados da semana passada incluíram um ajuste para o feriado do Dia do Trabalho. A taxa fixa de juros para hipotecas de 30 anos avançou de 7,27% para 7,31% , renovando seu nível mais alto em um mês.

Segundo a MBA, o índice de refinanciamento aumentou 13% em relação à semana anterior e ficou 29% abaixo do verificado na mesma semana do ano anterior. O índice de compras ajustado sazonalmente aumentou 2% em relação à semana anterior, enquanto o índice não ajustado cresceu 12% na semana, mas está em patamar 26% mais baixo do que na mesma semana do ano passado.

Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto da MBA, comentou em nota que os compradores de casas continuam a enfrentar taxas mais altas e estoques limitados para venda, o que tem tornado as condições de compra mais desafiadoras.

Continua depois da publicidade

“O tamanho médio do empréstimo em um pedido de compra foi de US$ 416.800, o nível mais alto em seis semanas. Os preços das casas em muitos mercados têm sido apoiados por estoques baixos e pela procura resiliente de casas disponíveis”, completou.