Pedidos de hipotecas nos EUA crescem 2,8% na semana e juros são os menores desde agosto

Taxa de juros média do contrato para hipotecas de 30 anos recuou de 7,37% para 7,17%, seguindo apostas sobre fim do ciclo do Fed

Roberto de Lira

(Shutterstock)

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos aumentaram 2,8% na semana encerrada em 1º de dezembro ante a semana anterior, de acordo com dados da pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA). No período, a taxa de juros média do contrato para hipotecas de 30 anos recuou de 7,37% para 7,17%, o patamar mais baixo dede agosto.

O índice de refinanciamento aumentou 14% em relação à semana anterior e também ficou  10% superior ao da mesma semana do ano anterior. O índice de compras ajustado sazonalmente diminuiu 0,3% em relação à semana anterior, enquanto o índice não ajustado subiu 35% na semana. Mas ainda está 17% inferior ao da mesma semana do ano anterior.

Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto da MBA, comentou que a inflação mais suave e os mercados financeiros antecipando o potencial fim do ciclo de aumento do Fed estão por trás do recente declínio nas taxas do setor.

Continua depois da publicidade

“O nível geral de pedidos de refinanciamento ainda é muito baixo, mas os aumentos recentes podem sinalizar que 2023 foi o ponto mais baixo deste ciclo para a atividade de refinanciamento, consistente com a nossa previsão. Os pedidos de compra permaneceram mais baixos do que há um ano, prejudicados pelo baixo estoque e pelas condições de acesso ainda desafiadoras”, afirmou.