Publicidade
Os pedidos de hipotecas caíram 9,0% na semana encerrada em 27 de janeiro em relação à semana anterior, segunda dados com ajustes azonais divulgados nesta quarta-feira a Mortgage Bankers Association. Sem ajustes, o índice aumentou 6% em comparação com a semana anterior. A taxa média de juros para hipotecas de taxa fixa de 30 anos caiu de 6,20% para 6,19% na semana e já acumula quatro semanas de recuo.
Ainda segundo a MBA, o índice de refinanciamento diminuiu 7% em relação à semana anterior e está 80% menor do que na mesma semana do ano anterior. Já o índice de compras ajustado sazonalmente diminuiu 10% em relação à semana anterior, enquanto o não ajustado aumentou 7%em uma semana e se encontra 41% abaixo do verificado na mesma semana do ano anterior.
Joel Kan, vice-presidente e vice-economista-chefe da MBA, destacou que as taxas de hipotecas já caíram quase 40 pontos-base em um mês. “Os rendimentos do Tesouro foram, em média, mais altos na semana passada, enquanto as taxas de hipoteca diminuíram, o que foi um sinal de estreitamento do spread entre os dois”, comparou.
Continua depois da publicidade
Kan explicou que o spread entre as taxas de hipoteca e o Tesouro de 10 anos tem sido anormalmente amplo desde o início de 2022. “Espera-se que um estreitamento adicional desse spread pressione para baixo as taxas de hipoteca nos próximos meses”, previu.
Ainda segundo ele, a atividade geral de aplicativos caiu na semana passada, apesar das taxas mais baixas, o que é uma indicação da época ainda volátil do ano para a atividade imobiliária. “Espera-se que a atividade de compra aumente com o início da temporada de compra de casas na primavera, impulsionada por taxas mais baixas e crescimento moderado dos preços das casas. Ambas as tendências ajudarão alguns compradores a recuperar o poder de compra.”