Pedidos de hipotecas nos EUA caem 2,1% na semana e taxa fixa de 30 anos está em 7,86%

Pedidos estão no nível mais baixo desde 1995; solicitações de refinanciamento caíram 4%, patamar mais baixo desde janeiro

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unido caíram 2,1% na semana encerrada em 27 de outubro, ampliando a queda de 1% da semana anterior, segundo dados da Mortgage Bankers Association (MBA) divulgados nesta quarta-feira (1). A taxa média de juros contratuais para hipotecas de taxa fixa de 30 anos, no entanto, tiveram um pequeno alívio, caindo de 7,90% para 7,86%.

A retração dos pedidos na semana levou o indicador para o nível mais baixo desde 1995. Segundo a associação, o agressivo aperto monetário praticado pelo Federal Reserve desencadeou um aumento nas taxas hipotecárias, desencorajando os compradores iniciais de casas e impedindo os proprietários de colocarem as suas casas à venda.

Os pedidos de refinanciamento caíram 4%, para o nível mais baixo desde janeiro, enquanto os pedidos de compra de casas caíram 1,4%.

Continua depois da publicidade

As taxas hipotecárias elevadas fizeram com que a procura de hipotecas com taxas ajustáveis disparasse quase 10%, à medida que os consumidores optavam por empréstimos mais arriscados em vez de ficarem vinculados a taxas correntes mais elevadas.