Pedidos de hipotecas nos EUA caem 1% na semana e taxa de juros renova recorde desde 2000

Juros do segmento seguem tendência dos títulos do Tesouro e já sobem há sete semanas consecutivas, segundo associação

Roberto de Lira

Publicidade

Os pedidos de hipotecas nos Estados Unidos caíram 1,0% na semana encerrada em 20 de outubro ante a semana anterior, de acordo com dados da pesquisa semanal da Mortgage Bankers Association (MBA). A taxa hipotecária fixa de 30 anos acompanhou a alta dos títulos do Tesouro americano no período e chegou a 7,9%, a mais alta desde 2000.

O índice de refinanciamento do setor aumentou 2% em relação à semana anterior e foi 8% inferior ao da mesma semana do ano anterior. O índice de compras ajustado sazonalmente caiu 2% em relação à semana anterior e o não ajustado diminuiu 2% na mesma comparação. Esse indicador está 22% inferior ao da mesma semana do ano anterior.

Joel Kan, vice-presidente e economista chefe adjunto do MBA, comentou em nota que os juros do segmento já sobem há sete semanas consecutivas, em um valor acumulado de 69 pontos base.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, a atividade hipotecária continuou a estagnar, com os pedidos caindo para o ritmo semanal mais lento desde 1995. “Estas taxas hipotecárias mais elevadas estão mantendo os potenciais compradores de casas fora do mercado e continuam a suprimir a atividade de refinanciamento”, disse.