Publicidade
(ANSA) – Diversos países europeus anunciaram nesta quinta-feira (18) a retomada das campanhas de vacinação com o imunizante desenvolvido pela AstraZeneca, depois que a agência de medicamentos da UE (EMA) declarou que ela é “segura e eficaz”.
Entre as nações que irão voltar a aplicar as doses do medicamento feito em parceria com a Universidade de Oxford estão: Itália, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Holanda, Bulgária, Eslovênia, entre outros. O Reino Unido, que já se manifestava a favor da manutenção da campanha, enfatizou seu posicionamento.
O governo espanhol, no entanto, reiniciará sua campanha de imunização apenas na próxima quarta-feira (24). Já a Itália volta nesta sexta, a partir das 15h (horário local).
Continua depois da publicidade
Na França, a expectativa é de que o primeiro-ministro Jean Castex receba uma dose da vacina amanhã, para tentar reforça a confiança da população no fármaco.
Os países europeus haviam suspendido o uso da vacina após relatos de possíveis casos graves de coágulos sanguíneos em pessoas recém-vacinadas. Contudo, a EMA anunciou que não houve indícios de que o uso da vacina tenha influenciado as reações.
Apesar do parecer do órgão regulador, a Suécia e Noruega, por sua vez, consideram “prematuro” retomar as vacinações e decidiram adiar a decisão por pelo menos uma semana.
Continua depois da publicidade
“A vacinação com a AstraZeneca permanecerá suspensa até que tenhamos um quadro completo da situação”, disse Camila Stoltenberg, diretora do Instituto Norueguês dessaúde Pública, em entrevista coletiva. (ANSA)
Transformar a Bolsa de Valores em fonte recorrente de ganhos é possível. Assista a aula gratuita do Professor Su e descubra como.