Otimismo das pequenas empresas nos EUA cai para 91,3 pontos em outubro, diz NFIB

É o 10º mês consecutivo que o indicador fica abaixo da média história de 49 anos, que é de 98 pontos; inflação aflige 33% dos pequenos empresários

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de otimismo das pequenas empresas nos Estados Unidos recuou 0,8 ponto em outubro, para 91,3, totalizando o 10º mês consecutivo abaixo da média de 49 anos, que é de 98 pontos. O dado foi divulgado nesta terça-feira (8)  pela Federação Nacional de Negócios Independentes (NFIB, na sigla em inglês.

Segundo a pesquisa, 33% dos proprietários relataram que a inflação era o problema mais importante na operação de seus negócios, três pontos a mais que leitura de setembro.

“Os proprietários continuam a mostrar uma visão sombria sobre o crescimento futuro das vendas e as condições de negócios, mas ainda estão procurando contratar novos trabalhadores”, disse o economista-chefe da NFIB, Bill Dunkelberg.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, a inflação, as interrupções na cadeia de suprimentos e a escassez de mão de obra continuam limitando a capacidade de muitas pequenas empresas de atender à demanda por seus produtos e serviços.