O mundo está sofrendo para produzir diesel suficiente

Cenário pode abrir uma nova frente inflacionária e privar economias de um combustível que alimenta tanto a indústria quanto o transporte

Bloomberg

Refinaria de petróleo PCK Schwedt em Schwedt, Alemanha (Krisztian Bocsi/Bloomberg)
Refinaria de petróleo PCK Schwedt em Schwedt, Alemanha (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

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As refinarias de petróleo do mundo estão se mostrando impotentes para produzir diesel suficiente, abrindo uma nova frente inflacionária e privando as economias de um combustível que alimenta tanto a indústria quanto o transporte.

Apesar de os futuros do petróleo estarem subindo rapidamente — na sexta-feira (15) estavam um pouco abaixo de US$ 95 por barril em Londres — o aumento é pálido em comparação com o aumento no preço do diesel. Os preços nos EUA saltaram acima de US$ 140, o mais alto de todos os tempos para esta época do ano, na quinta-feira (14). O equivalente na Europa subiu 60% desde o verão.

E a situação pode piorar. Arábia Saudita e Rússia reduziram a produção de petróleos mais ricos em diesel. Em 5 de setembro, ambos os países — líderes na aliança OPEP+ — anunciaram que estenderiam essas restrições até o final do ano, um período em que a demanda por combustível costuma aumentar.

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“Estamos em risco de continuar a ver aperto no mercado, especialmente para destilados, durante os meses de inverno”, disse Toril Bosoni, chefe da divisão de mercado de petróleo da Agência Internacional de Energia, referindo-se à categoria de combustível que inclui o diesel. “As refinarias estão lutando para acompanhar.”

A situação é desafiadora para uma frota global de refinarias que tem enfrentado uma produção fraca por meses. O calor escaldante no Hemisfério Norte neste verão forçou muitas usinas a operar a um ritmo mais lento do que o normal, deixando os estoques estagnados.

Houve também pressão sobre elas para produzir outros produtos, como combustível de aviação e gasolina, onde a demanda se recuperou rapidamente, de acordo com Callum Bruce, analista do Goldman Sachs Group Inc.

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Outros Combustíveis

Tudo isso acontece em cima de um sistema global de refino que fechou plantas menos eficientes quando a demanda foi afetada pela Covid-19. Agora, o consumo está se recuperando, mas muitas refinarias desapareceram.

Ainda há esperança de que o aperto no diesel possa diminuir. Com os meses de inverno mais amenos se aproximando, as restrições relacionadas ao clima nas refinarias diminuem como um todo — mesmo que algumas delas passem por manutenção sazonal de rotina.

“Achamos que as margens exageraram por enquanto”, disse Bruce, acrescentando que a posição de mercado esticada e a natureza temporária de algumas interrupções nas refinarias podem provocar uma reversão.

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Ainda há preocupações quanto ao fornecimento de algumas nações-chave exportadoras de diesel.

A Rússia — ainda um grande fornecedor para o mundo, apesar das sanções ocidentais — indicou que está procurando limitar o volume do combustível que envia para os mercados globais.

A China — outra potencial válvula de alívio no fornecimento — emitiu recentemente uma nova cota de exportação de combustível, mas traders e analistas na Ásia disseram que o volume planejado atualmente não será suficiente para evitar um mercado apertado até o final do ano. As remessas do país ficaram perto das mínimas sazonais de cinco anos na maior parte de 2023.

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Essas quedas nas exportações estão aparecendo nos principais pontos de armazenamento. Os estoques observáveis nos EUA e em Cingapura estão todos abaixo dos níveis sazonalmente normais no momento. Os estoques nas nações da OCDE estão mais baixos do que estavam há meio década.

O fornecimento restrito tem consequências econômicas. O aumento nos futuros dos EUA foi impulsionado em parte pelos caminhoneiros comprando o combustível.

“O diesel é o combustível do caminhão de 18 rodas que transporta produtos da fábrica para o mercado, então quando os preços disparam, esses custos mais altos de transporte são repassados para as empresas e consumidores”, disse Clay Seigle, diretor de serviços globais de petróleo da Rapidan Energy Group.

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Embora haja crescente esperança de que a economia dos EUA possa evitar uma recessão, “um aumento nos preços da energia – seja na gasolina ou no diesel – poderia minar grande parte desse progresso”, acrescentou. “Esse risco não passa despercebido para ninguém em Washington, à medida que se aproxima a temporada de campanhas eleitorais.”

Os preços elevados do diesel também podem fazer com que as refinarias priorizem o combustível em detrimento da gasolina, disse ele.

Demanda fraca

A situação do diesel poderia ter sido pior, porque o crescimento do consumo não foi tão robusto quanto em outras partes do barril.

O relatório mensal da AIE na semana passada previu um aumento de cerca de 100 mil barris por dia no consumo este ano. Isso se compara com quase 500 mil barris por dia para gasolina e mais de 1 milhão de barris por dia para combustível de aviação e querosene.

“É uma questão de oferta, no fundo”, disse Eugene Lindell, chefe de produtos refinados na consultoria FGE. “As refinarias europeias também não conseguiram acumular suprimentos durante o verão devido a paralisações não planejadas generalizadas, o que deixou os estoques apertados antes do inverno.”

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