Na Alemanha, índice Ifo de sentimento das empresas melhora em novembro

O índice da situação atual dos negócios cresceu de 92,2 para 92,4, enquanto o de expectativas teve o maior avanço, de 84,8 para 85,2

Roberto de Lira

Fábrica da BMW na Alemanha (Sean Gallup/Getty Images)
Fábrica da BMW na Alemanha (Sean Gallup/Getty Images)

Publicidade

O sentimento das empresas da Alemanha melhorou ligeiramente no mês, com o Índice de Clima de Negócios passando de 86,9 pontos em outubro para 87,3 pontos em novembro, informou nesta sexta-feira (24) o instituto Ifo.

O índice da situação atual dos negócios cresceu de 92,2 para 92,4, mas o de expectativas teve o maior avanço, de 84,8 para 85,2.

Segundo o Ifo, o clima dos negócios subiu acentuadamente na indústria de transformação e o ceticismo em relação aos próximos meses também diminuiu visivelmente, especialmente em muitas indústrias com utilização intensiva de energia.

Continua depois da publicidade

Mas setor de serviços, o clima de negócios piorou um pouco, embora as empresas do turismo tenham continuado satisfeitas, com a melhora no setor de hospitalidade.

Já no comércio, o índice subiu notavelmente, tanto para a situação atual como para as expectativas, especialmente no atacado. Em contraste, os varejistas estão com expectativas bastante baixas para os seus negócios durante o Natal.

Na construção, o Índice de Clima de Negócios também subiu, com as empresas avaliando a situação atual como um pouco melhor. O mesmo se aplica às suas expectativas.