Publicidade
Os lucros das empresas industriais da China caíram nos primeiros quatro meses de 2023, de acordo com dados oficiais divulgados na noite desta sexta-feira (26) pelo Escritório Nacional de Estatísticas. Apenas em abril, as empresas industriais registraram uma queda de 18,2% nos lucros em relação ao ano anterior.
Em março, esses lucros haviam encolhido 19,2%. Já de janeiro a abril, os ganhos recuaram 20,6% em relação ao mesmo período de 2022, em comparação com uma queda de 21,4% nos primeiros três meses.
Os números reforçam alguns outros índices publicados que sinalizam que a economia do gigante asiático não está nos seus melhores dias, apesar da reabertura da economia após a política de Covid Zero
Continua depois da publicidade
As empresas na China estão enfrentando desafios devido à demanda interna fraca e a uma redução na demanda nos principais mercados de exportação do país. Houve também uma intensificação da deflação do produtor em abril, com uma queda acentuada no índice de preços ao produtor (IPP), atingindo o ritmo mais rápido desde maio de 2020.