Inflação assusta americanos no Halloween, mas feriado terá vendas fortes

Pesquisas mostram que preços de doces e guloseimas estão 13% mais altos que o ano passado, mas comemoração será maior que no pré-pandemia

Roberto de Lira

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O famoso “trick or treat” (doçura ou travessura) do feriado de Halloween nos Estados Unidos tem mais um componente assustador em 2022: a inflação. Segundo o Datasembly Gorcery Price Index, que reúne dados de mais de 130 mil lojas, os doces e guloseimas mais populares no Dia das Bruxas estão 13% mais caros neste ano em relação à data festiva do ano passado.

O levantamento inclui campeões de vendas de todos os anos, como Twix, Snickers, KitKat, Nestlé Crunch, M&Ms e Butterfingers e corrobora dados de inflação captados pelo Departamento do Trabalho. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de setembro bateu na marca de 8,2% em 12 meses. Preços mais altos de energia e problemas com as cadeias e suprimentos provocaram altas nos preços de insumos como açúcar e farinha.

Segundo o IHS Markit, que pertence à S&P Global, os fabricantes de doces não estão dormindo bem à noite com essa alta dos insumos. “Chocolate e açúcar tiveram aumentos de preços de 14% e 9%, respectivamente, nos últimos 12 meses”, informou.

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Ainda assim, a pesquisa anual da National Retail Federation, realizada pela Prosper Insights & Analytics, revelou que os gastos totais no Halloween em 2022 devem atingir um recorde de US$ 10,6 bilhões, superando o volume também recorde do ano passado, de US$ 10,1 bilhões.

Acima do pré-pandemia

A expectativa é que seja a comemoração do feriado neste ano ultrapasse os níveis pré-pandemia, com 69% dos consumidores respondendo que que planejam comemorar o Dia das Bruxas neste ano, acima dos 65% de 2021, e dos 68%, em 2019.

Segundo Akshat Goel, economista sênior da S&P Global Market Intelligence, as famílias podem estar usando parte dos US$ 2,4 trilhões em “economia em excesso” acumuladas ao longo da pandemia para manter seus gastos. Além disso, existe o aquecimento do mercado de trabalho: os ganhos médios por hora aumentaram 5,0% em relação ao ano anterior e espera-se que o crescimento da renda real retorne neste trimestre.

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“À medida que o espectro da recessão se aproxima, os varejistas ficarão de olho nas vendas de doces para avaliar a saúde da demanda do consumidor na temporada de festas de 2022. Embora 2022 não supere o recorde estabelecido em 2021 para a quantidade comprada, ainda esperamos um aumento de 1% aa nos gastos, elevando o total gasto para um novo recorde de US$ 3,2 bilhões em outubro”, previu.

Segundo a pesquisa da NRF, Os consumidores planejam gastar, em média, US$ 100 em doces, decoração, cartões e fantasias de Halloween. O valor está um pouco abaixo do recorde de US$ 103 do ano passado e é o segundo maior na história da pesquisa.

Segundo a NRF, a fantasia preferida das crianças neste ano será a de Homem-Aranha (2,2 milhões), seguida de princesa (1,9 milhão), bruxa (1,6 milhão) e fantasma (1,3 milhão). Batman e outros super-heróis estão empatados na quinta fantasia mais popular, com 1,2 milhão de crianças planejando se vestir de acordo com o personagem.