Inflação ao produtor na Zona do Euro acelera a 43,3% em agosto e supera expectativas

PPI ganhou força ante o mês de julho, quando a inflação anual atingiu 37,9%; resultado foi pouco maior que estimativa de 43,2%

Estadão Conteúdo

Bandeira da União Europeia
Bandeira da União Europeia

Publicidade

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da Zona do Euro saltou 43,3% em agosto ante igual mês do ano passado, ganhando força ante o aumento anual de 37,9% observado em julho, segundo dados publicados nesta terça-feira (4) pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia.

O resultado de agosto superou levemente a expectativa de analistas, que previam acréscimo anual de 43,1%, segundo o consenso Refinitiv.

Em relação a julho, o PPI do bloco avançou 5% em agosto, poco acima dos 4,9% esperados. Excluindo-se os preços de energia, que tendem a ser voláteis, o PPI da zona do euro subiu 0,3% em agosto ante julho e registrou alta de 14,5% no confronto anual.

Continua depois da publicidade

Na comparação anula, os preços de energia ao produtor industrial na Zona do Euro subiram 116,8% em agosto ante o mesmo mês de 2021. A alta foi de 19,9% nos bens intermediários, 14,4% nos bens de consumo não duráveis, 9,8% nos bens de consumo duráveis e de 7,8% para bens de capital. Os preços da indústria excluindo energia aumentaram 14,5% ante o ano passado.