Inflação ao consumidor na zona do euro cai pelo quarto mês seguido em agosto

Taxa anualizada foi de 5,2%, abaixo dos 5,3% de julho; núcleo do CPI ficou em 5,3%, após dois meses estável em 5,5%, informou o Eurostat

Roberto de Lira

(Christian Lue/Unsplash)
(Christian Lue/Unsplash)

Publicidade

O índice de preços ao produtor (CPI, na sigla em inglês) na zona do euro teve recuo pelo quarto mês seguido em agosto, caindo de 5,3% em julho para 5,2% no mês passado, em termos anualizados, segundo dados divulgados nesta terça-feira (19) pelo Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia. Há um ano, a inflação anual na área da moeda comum estava em 9,1%. A inflação mensal foi de 0,5% em agosto.

No bloco da UE como um todo, o CPI mensal foi de 0,5%, quanto a taxa anualizada ficou em 5,9%, também abaixo dos 6,1% verificados em julho. Há um ano, a inflação na União Europeia estava em 10,1%.

O núcleo da inflação na zona do euro ficou em 0,3% na comparação de julho com agosto, enquanto o índice que exclui as variações de energia e de alimentos, bebidas e fumo ficou em 5,3% em termos anualizados, após dois meses estável em 5,5%.

Continua depois da publicidade

Em agosto, a inflação de alimentos, bebidas e fumo ficou em 9,7%, após ter chegado a 10,8% em julho. Já os preços da energia caíram 3,3% em termos anuais, ante queda de 6,6% um mês antes. A inflação de serviços teve ligeiro recuo, de 5,6% para 5,5% entre julho e agosto ante os mesmos meses do ano passado.

A menor inflação anual foi registrada na Dinamarca (2,3%), seguida por Espanha e Bélgica (ambas com 2,4%). Já as maiores taxas foram observadas na Hungria (14,2%), República Tcheca (10,1%) e Eslováquia (9,6%). Na comparação com julho, a inflação anualizada caiu em 15 países, subiu em 11 e ficou estável em um.