EUA criam 103 mil vagas no setor privado em novembro, abaixo do esperado, diz ADP

Crescimento salarial também desacelerou; aumento salarial para quem continuou no emprego foi o mais lento desde setembro de 2021

Roberto de Lira

Publicidade

Os Estados Unidos criaram 103 mil novas vagas no setor privado em novembro, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute, em colaboração com o Stanford Digital Economy Lab. O consenso Refinitiv esperava uma geração de vagas, de 130 mil no mês.

Segundo o relatório, o crescimento salarial voltou a desacelerar em novembro. Os que permaneceram no emprego tiveram um aumento salarial de 5,6% no mês, o ritmo de ganhos mais lento desde setembro de 2021.

Já os que mudaram de emprego também viram um crescimento salarial desacelerado, registrando ganhos salariais de 8,3%, o menor ano após ano desde junho de 2021. Esse prêmio pela mudança de emprego ficou assim no menor nível em três anos de dados.

Continua depois da publicidade

Os provedores de serviços criaram 117 mil vagas em novembro, enquanto os setores de produção de bens perderam 14 mil vagas.

O avanço em serviços foi puxado por comércio, transporte e serviços públicos (+45 mil vagas) e serviços de educação e saúde (+44 mil). Na indústria, apenas o segmento extrativo teve geração positiva de vagas (+5 mil) e a maior queda veio da manufatura (-15 mil).