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Os aplicativos de celular facilitam muito a nossa vida: dá para pedir comida, pagar contas, ouvir música, ver vídeos… Uma infinidade de funções e possibilidades, tudo a um clique de distância. São ferramentas que estão na palma da mão e atingem milhões de pessoas simultaneamente.
Este pode ser também um canal valioso de solidariedade, unindo marca e consumidor em um único propósito. Os botões de doação já aparecem nos aplicativos de empresas como Pinterest, Waze, Spotify, Mercado Pago e PicPay, e foram uma aposta no momento crítico da pandemia, em que consumidores cobravam ações das marcas.
Só que uma política de doação empresarial sólida precisa de coerência e debate interno, como foi o caso do aplicativo de delivery iFood. A coordenadora de projetos socioambientais da marca, Láislla de Gouveia, conta que foi preciso fazer uma revisão do propósito da marca antes de eleger uma causa para agir.
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“As discussões começaram em 2019, junto com o debate interno sobre sustentabilidade. Aí identificamos a doação de refeições como uma das frente de ação. Ficou claro que fazia sentido levar refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. O botão nasce junto da identificação da nossa causa: o combate à insegurança alimentar”, contou ao podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa, produzido pelo Instituto MOL com apoio de Movimento Bem Maior, Morro do Conselho Participações e Ambev, e divulgação do Infomoney.
A partir desta constatação, veio o desenvolvimento do ambiente de doação, que nasceu com a proposta de ser simples, ágil e transparente. Há espaço para identificar quais são as organizações apoiadas pelas campanhas e o status da arrecadação.
Os resultados mostram um engajamento considerável dos usuários: desde janeiro de 2020, já foram doados R$10 milhões por mais de 800 mil pessoas. Levantamento da plataforma mostra que 57% das pessoas que doaram pelo app do iFood fizeram mais de duas contribuições.
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Há um trabalho de CRM para lembrar os doadores da possibilidade de contribuir, com o envio de notificações push sobre novas campanhas. Outra inovação foi oferecer a possibilidade de doação no checkout, ou seja, diretamente na sacola de compras na hora de fechar o pedido.
“Eu espero que outras empresas se inspirem e façam o mesmo, que estejamos diante de uma tendência de doação. Isso veio com a pandemia, mas sabemos que com o tempo as campanhas vão perdendo a força. É importante manter a doação em pauta, que não seja só uma onda, e estamos fazendo nossa parte”, concluiu Láislla.