Publicidade
O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,4% em setembro frente agosto, após alta de 0,6% no mês anterior, segundo dados com ajuste sazonal divulgados nesta quinta-feira (12) pelo Departamento do Trabalho americano. Frente setembro de 2022, a alta foi de 3,7%.
O dado foi um pouco acima do esperado, uma vez que o consenso Refinitiv projetava alta de 0,3% na leitura mensal e inflação de 3,6% na base anual.
O avanço ocorreu em meio a custos mais altos de aluguel e gasolina, mas a inflação subjacente está desacelerando, apoiando as expectativas do mercado financeiro de que o Federal Reserve não aumentará as taxas de juros no próximo mês.
Continua depois da publicidade
Para o núcleo da inflação, que desconsidera as variações de alimentos e energia, a alta mensal foi de 0,3% e o avanço anual foi de 4,1%, em linha com a projeção Refinitiv, que era de alta de 0,3% no mês e de 4,1% na comparação anual. O núcleo da inflação costuma ser monitorado mais de perto pelos decisores de política monetária, uma vez que tendem a ser melhores preditores das tendências a longo prazo.
Na véspera, foi divulgado o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), que veio acima do previsto, mas a reação nos mercados foi modesta. O PPI subiu 0,5% em setembro ante agosto, após ajustes, acima da previsão de alta de 0,3% dos analistas ouvidos pela FactSet. O núcleo avançou 0,2%, como esperado.