CPI da Alemanha fecha 2022 em alta de 8,6%, dentro do esperado

Índice de preços avança 0,8% em dezembro ante novembro; núcleo da inflação, que exclui as variações de energia e alimentos foi de +4,0% no ano

Roberto de Lira

Publicidade

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha subiu 0,8% em dezembro ante novembro e fechou o ano em alta de 8,6%, segundo dados finais divulgados nesta terça-feira pelo Destatis, o departamento federal de estatística do país. Os resultados vieram em linha com as projeções do consenso Refinitiv, mas ficaram bem acima da inflação de 2021, que alcançou 3,1%.

Segundo Ruth Brand, nova presidente do Destatis (assumiu no dia 1° de janeiro), a taxa de inflação ano a ano historicamente alta foi impulsionada principalmente pelos aumentos extremos de preços de produtos de energia e alimentos desde o início da guerra na Ucrânia.

Os preços da energia na Alemanha subiram 34,7% em 2022 em relação ao ano anterior, após um aumento de 10,4% em 2021. Já os preços dos alimentos aumentaram 13,4% no ano passado, ante taxa de 3,2% um ano antes.

Continua depois da publicidade

O núcleo da inflação, que exclui as variações de energia e alimentos foi de +4,0% em 2022, o que representa apenas cerca de metade da taxa de inflação global.