Confiança do comércio sobe para 87,3 pontos em maio, maior nível desde outubro, diz FGV/Ibre

Em médias móveis trimestrais houve alta de 0,5 ponto, o segundo resultado positivo consecutivo, segundo dados do FGV/Ibre

Roberto de Lira

Publicidade

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) do FGV/Ibre subiu 3,7 pontos em maio, para 87,3 pontos, registrando o maior valor desde outubro de 2022 (98,0 pontos). Em médias móveis trimestrais houve alta de 0,5 ponto, o segundo resultado positivo consecutivo, embora o indicador venha oscilando em torno do patamar de 85 pontos.

Segundo Rodolpho Tobler, economista do FGV/Ibre, a alta no mês decorre do resultado mais favorável sobre a situação atual e da redução do pessimismo sobre os próximos meses. “Apesar da recuperação no momento, o comércio ainda não recuperou tudo o que foi perdido na virada de 2022 para 2023”, comentou em nota.

Para Tobler, a expectativa para os próximos meses é de continuidade desse momento mais morno para o setor, pelo menos até que se tenha mais sinalizações positivas da confiança do consumidor e do ambiente macroeconômico.

Continua depois da publicidade

A queda do ICOM em maio foi disseminada em 4 dos 6 principais segmentos do setor e nos dois horizontes temporais.

O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 2,7 pontos para 90,1 pontos, maior valor desde outubro de 2022 (102,3 pontos).

Já o Índice de Expectativas (IE-COM) avançou 4,8 pontos, para 85,1 pontos, recuperando parte da queda do mês anterior (-7,0 pontos em abril de 2023).