China anuncia medidas para incentivar o consumo interno de automóveis

Autoridades chinesas pretendem facilitar crédito para renovar frota e ampliar presença de veículos de energia nova reduzindo taxas

Roberto de Lira

City Traffic Jam at sunset, Beijing, China
City Traffic Jam at sunset, Beijing, China

Publicidade

A China anunciou nesta sexta-feira (21) uma série de medidas para estimular o consumo de automóveis no país. Segundo o Diário do Povo, citando a agência de notícias Xinhua, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma informou que as medidas serão adotadas para otimizar a compra, uso, gestão e comercialização de automóveis, além do promover o desenvolvimento sustentável da indústria de veículos de energia nova (NEVs).

As cidades identificadas como as de maior restrição de compra de automóveis serão incentivadas a aumentar as cotas anuais, enquanto o descarte de veículos que não cumpram os padrões de emissão será acelerado, disse a comissão. Essas medidas também vão incentivar a troca de carros considerados obsoletos e facilitar o comércio e registro de veículos usados.

Além disso, mais projetos-piloto serão implementados no setor de veículos utilitários e a construção de infraestrutura de recarga em estações de ônibus será incrementadas.

Continua depois da publicidade

A comissão comunicou ainda que serão feitos esforços para a redução do custo de compra e utilização dos veículos de energia nova, incluindo ajuste dos preços e taxas de eletricidade relacionados a esses veículos. Também será dado mais suporte ao crédito, como seguro para baterias e serão ampliados os estacionamentos.

As medidas foram anunciadas após a divulgação, na quarta-feira (19) de uma diretriz do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado para impulsionar o crescimento da economia privada.