BoE precisa dar resposta de política monetária significativa, diz economista chefe

Huw Pill comentou que o pacote fiscal anunciado recentemente, com forte redução de impostos, vai funcionar como estímulo para a demanda

Estadão Conteúdo

Bandeira do Reino Unido
Bandeira do Reino Unido

Publicidade

O economista chefe do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Huw Pill, afirmou nesta terça-feira (27), que  após o novo pacote fiscal, anunciado na semana passada, a instituição precisa de uma resposta de política monetária significativa.

Temos consciência de nosso comprometimento em manter a estabilidade de preços”, garantiu, no evento Barclays-CEPR International Monetary Policy Forum.

Pill ainda comentou que acredita que o pacote fiscal anunciado recentemente, com forte redução de impostos, vai funcionar como estímulo para a demanda.

Continua depois da publicidade

O ministro de Finanças Kwasi Kwarteng disse na última sexta-feira que o governo britânico irá reduzir impostos sobre folhas de pagamentos, congelar o imposto sobre empresas, abandonar um teto para bônus de executivos do setor bancário e gastar bilhões de libras para subsidiar contas de energia nos próximos dois anos.

A medida fez com que a moeda local atingisse uma queda histórica ante o dólar.