Publicidade
O Banco Central da Rússia decidiu elevar sua principal taxa de juros em 2 pontos percentuais, de 13% para 15%, após concluir reunião de política monetária nesta sexta-feira (27), em mais uma tentativa de combater a inflação doméstica. Trata-se do quarto aumento do juro básico russo desde julho, quando a taxa estava em 7,5%.
Em comunicado, o BC russo avaliou que as atuais pressões inflacionárias têm superado suas expectativas, tornando necessário um aperto monetário adicional.
O último dado oficial de inflação mostrou que os preços ao consumidor subiram de 6,0% em setembro para 6,6% em outubro e a previsão atualizada do Banco da Rússia é que o CPI deva ficar entre 7,0% e 7,5% em 2023. A meta de inflação perseguida pela autoridade monetária e de 4% ao ano.
Continua depois da publicidade
O BC da Rússia também sinalizou que os juros terão de permanecer em níveis elevados por algum tempo. “A volta da inflação à meta em 2024 e sua subsequente estabilização em torno de 4% implicam que as condições monetárias restritivas serão mantidas na economia por um longo período”, diz o comunicado.
A próxima reunião de juros do BC russo está marcada para 15 de dezembro.