Anúncio de plano fiscal do Reino Unido é adiado para 17 de novembro

Mudança de data foi feita a pedido do novo primeiro-ministro, Rishi Sunak, e aceita pelo ministro das Finanças, Jeremy Hunt

Roberto de Lira

Rishi Sunak, novo primeiro-ministro do Reino Unido (Peter Summers/Getty Images)
Rishi Sunak, novo primeiro-ministro do Reino Unido (Peter Summers/Getty Images)

Publicidade

O novo primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, entrou em acordo com o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, para adiar a divulgação da declaração fiscal de outono, documento que vai detalhar a política fiscal de médio prazo do país. A divulgação estava prevista para a próxima segunda-feira (31), mas foi adiada para o dia 17 de novembro.

Ao confirmar o adiamento em entrevista, Hunt disse à imprensa local que o plano vai colocar os gastos públicos em uma base sustentável, reduzir a dívida e restaurar a estabilidade. “Quero confirmar que (o plano) vai demonstrar a queda da dívida no médio prazo, o que é muito importante. Também é extremamente importante que essa declaração se baseie nas previsões econômicas mais precisas possíveis”, disse.

Pouco depois, o secretário de Relações Exteriores, James Cleverly, disse que a declaração fiscal precisou ser adiada porque Sunak queria garantir que corresponda às suas prioridades. “Obviamente, a data dessa declaração fiscal foi originalmente definida sem expectativa de mudança de primeiro-ministro. Tivemos agora uma mudança”, explicou.

Continua depois da publicidade

A declaração de outono fornece uma atualização sobre os planos do governo para a economia com base nas últimas previsões do Escritório de Responsabilidade Orçamentária (OBR, na sigla em inglês). Essas previsões são publicadas duas vezes por ano.