Oferecido por

De motoboy a empresário: fundador da R3 Express quer levar empresa ao topo do setor de logística

Com 500 mil entregas por mês e presença em 4 estados, trajetória da companhia, que se mescla à vida de Ricardo Ananias, é tema do 'Zero ao Topo’

MoneyLab

Publicidade

Do alto do morro da Rocinha, no Rio de Janeiro, o Ricardo Ananias adolescente já planejava o seu futuro. Filho mais novo de um pedreiro e uma cozinheira, dispensou os estudos aos 14 anos para trabalhar como entregador do Jornal do Brasil. Foi percorrendo as ruas cariocas de bicicleta, na madrugada, que decidiu comprar uma moto para otimizar o seu trabalho.

Assim começa a história de Ricardo com as entregas motorizadas. Hoje ele comanda a R3 Express, empresa de logística dedicada ao e-commerce que fundou em 2012. Com sede no Rio de Janeiro, a companhia faz 500 mil entregas por mês e opera também em São Paulo, Espírito Santo e Belo Horizonte.

“Vamos começar uma expansão agressiva no ano que vem. Até 2026 queremos ser a maior empresa de logística voltada para o e-commerce no Brasil. Depois, a meta é expandir a operação para os países vizinhos da América Latina”, diz Ricardo Ananias durante o Zero ao Top, podcast da InfoMoney patrocinado pela XP Empresas.

Continua depois da publicidade

O bate-papo completo com Ricardo Ananias pode ser conferido aqui.

Ascensão do negócio

Quando a pandemia foi anunciada e as restrições fecharam as portas de lojas e restaurantes, o delivery foi a alternativa que muitos empresários adotaram para manter os negócios. À época dedicada ao segmento de alimentos, a R3 elevou gradativamente a operação em poucos meses para atender o aumento da demanda.

Continua depois da publicidade

“Foi divisor de águas para o negócio. Começamos a pandemia com uma frota de 100 motos, e hoje temos 800 veículos entre motos, pequenos carros, utilitários e caminhões”, lembra Ananias. Um dos principais pontos de virada foi o fechamento de parcerias com os e-commerces, hoje o principal segmento de atuação da empresa.

Diante da premissa de realizar entregas no mesmo dia – ou no dia posterior aos pedidos – Ananias conta em detalhes como lidou com os desafios de reorganizar a operação, em meio à ascensão relâmpago, no Zero ao Topo.

Plano de expansão

Continua depois da publicidade

Lutador de Jiu-Jitsu, Ananias leva a seriedade e disciplina que adquiriu com o que chama de “arte suave” para dentro da empresa. “No tatame, aprendi a ter honra e respeito ao adversário. A partir disso, comecei a entender melhor a vida e conquistar a autoestima necessária para investir na minha pessoa e na empresa. Meu objetivo é conquistar mais mercado Brasil afora”, diz Ananias.

O empresário desenhou um plano audacioso para tornar a R3 a maior empresa de logística dedicada ao e-commerce do Brasil até 2026. “A ideia é expandir a operação para todo o país. No ano que vem, queremos avançar para um estado por mês, começando por Brasília e Goiás”, pontua.

Projeto de vida

Continua depois da publicidade

Aprender para ensinar. Essa é uma das premissas que motiva Ananias a colocar a R3 no topo do setor de logística. “Um mundo com mais empreendedores é um mundo melhor. Por isso, carrego o sonho de deixar um legado de vida. Mostrar que quando queremos algo e nos dedicamos para isso é possível realizar qualquer coisa. Afinal, não é o lugar de nascimento ou a classe social que define uma pessoa”, afirma.

Hoje, o empresário divide toda a sua experiência com seus 1,2 mil colaboradores – e não descarta fazer isso para mais pessoas por meio de palestras. “As pessoas que trabalham comigo pensam como eu, e trabalham com garra. Isso fez com que a R3 crescesse alcançando o nosso atual patamar hoje”, conta Ananias. Para ele, o relacionamento com as pessoas é um dos principais pilares do negócio.

R3 foi convidada para a edição do Zero ao Topo, podcast da InfoMoney. A íntegra do bate-papo pode ser conferida aqui.

O programa também está disponível  nas plataformas de áudio ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.