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SÃO PAULO – As vendas de tablets no Brasil recuaram 2% no último trimestre (julho a agosto), na comparação com o trimestre anterior (abril e junho), segundo revelou uma pesquisa da consultoria IDC Brasil divulgada nesta terça-feira (3).
Já na comparação com o mesmo período do ano passado, as vendas tiveram aumento de 134%.
Para o gerente de pesquisas da IDC, Bruno Freitas, ainda é cedo para determinar os reais motivos da queda, por se tratar de um mercado novo. “No segundo trimestre de 2013 houve um volume muito grande nas vendas e agora identificamos uma estabilização. O setor pode apresentar uma possível sazonalidade, em datas festivas, como o dia das mães, puxam o volume para cima, assim como ocorre no mercado de celulares.”
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Outro analista da IDC, Pedro Hagge, acrescenta outros dois fatores para a possível retração. Um deles é o grande estoque dos canais, abastecidos no segundo trimestre de 2013, e um projeto do MEC que adquiriu cerca de 600 mil dispositivos, entregues até trimestre anterior.
Produtos
Entre os tablets vendidos, 95% têm têm sistema operacional Android e 63% custaram menos que R$ 500. “Grandes marcas passaram a produzir nessa faixa de preço e a concorrência está crescendo muito, algo que não ocorria em 2012”.
Aqueles com preços entre R$ 500 e R$ 1000 representaram 22% das vendas, contra 12% no mesmo período de 2012, enquanto os aparelhos acima de R$ 1000 estão perdendo espaço e ficaram com 15% do mercado, contra 40% no mesmo período do ano passado.
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O preço médio apresentou uma redução de 2% em relação ao trimestre passado, chegando aos R$ 610. Já em relação ao mesmo período de 2012, a queda chegou aos 28%, um desconto de R$ 243.
4º trimestre
Para o próximo trimestre, a expectativa para o quarto trimestre é que o mercado alcance o maior volume do ano, com 2,6 milhões de dispositivos vendidos. “Ao que tudo indica, os tablets terão um grande destaque nas vendas, impulsionados pelo Black Friday e o Natal”, acredita. Ele lembra ainda que os aparelhos customizados para o público infantil vêm ganhando espaço no segmento.
Na avaliação da IDC, 2013 deve fechar com 7,9 milhões de aparelhos comercializados, representando um crescimento de 142% em relação a 2012. Já para 2014, espera-se um volume acima de 10 milhões, um aumento de pelo menos 36% em relação a 2013.
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