TV digital: redução a zero do IPI de equipamentos não atingirá consumidor

Aparatos que ficarão mais em conta são destinados a emissoras. Indústria também ficará de fora

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva alterou a tabela de incidência do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), reduzindo a zero a alíquota que recai sobre equipamentos necessários ao funcionamento da TV digital. O que parece ser uma boa notícia, na verdade, não influencia a vida do consumidor final ou das indústrias. Para a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), os aparatos cujos preços ficarão mais em conta são utilizados somente por emissoras.

De acordo com o decreto, publicado nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União, dentre os produtos que terão o benefício, estão: moduladores, transmissores digitais de televisão (em VHF ou UHF), transmissores-receptores de rádio digital para televisão digital terrestre, e de sinal de televisão digital através de fibra ótica, equipamento de sinalização, codificadores, geradores de sinais de teste e referência de vídeo nos padrões SDI e HD-SDI, roteadores-comutadores e amplificadores seriais digitais para distribuição de sinais de vídeo.

Preço

Assim, a expectativa de preços permanece. De acordo com a Eletros, o set-top box, decodificador que receberá o sinal para TVs analógicas e digitais, deverá custar até R$ 800.

Continua depois da publicidade

A televisão digital começará a funcionar no próximo dia 2 de dezembro em São Paulo. Segundo o Ministério das Comunicações, em 29 de junho de 2006, Lula assinou um decreto que estabeleceu um prazo de dez anos para que toda transmissão terrestre no País seja digital.

Durante a fase de transição, os sinais analógicos e o digital serão transmitidos simultaneamente. O consumidor que preferir desfrutar das vantagens do novo sistema antes do prazo deverá trocar de aparelho ou comprar um adaptador.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.