TV Digital: o que muda para o telespectador?

No início das transmissões, principais mudanças serão relacionadas a qualidade da imagem e ao som dos programas exibidos

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Apesar de muito esperada e comentada, a TV Digital não deverá trazer muitas mudanças ao telespectador brasileiro em um primeiro momento, mesmo para os que já possuem os equipamentos necessários para receber o sinal digital com toda a qualidade que ele proporciona.

Isso porque, durante alguns meses – talvez anos – a tecnologia disponível no País não permitirá que a TV Digital brasileira funcione com a mobilidade e interatividade existente em outros países e que realmente modificam a maneira de assistir televisão.

Por aqui, as mudanças iniciais serão voltadas à qualidade de imagem e som. O sinal digital promete definições que beiram a realidade e sons que envolvem o telespectador – já que poderão ser transmitidos em seis canais e podem ser distribuídos pelo ambiente, por meio de um home theater.

Continua depois da publicidade

Imagem e som

A maior qualidade de imagem acontecerá em razão da resolução, que será de 1080 linhas, enquanto a transmissão analógica – utilizada atualmente no Brasil – tem apenas 480 linhas.

Além disso, o formato da imagem no sistema digital é widescreen (16:9 – como em uma tela de cinema), e no padrão analógico 4:3. Isso significa que os enquadramentos usados para a filmagem dos programas também sofrerão ajustes, já que será exibido maior quantidade de imagem lateral, do que atualmente.

Com relação ao som, a transmissão suporta até seis canais de som – Dolby Digital 5.1 – enquanto a analógica permite apenas dois – o mono e o estéreo.

Continua depois da publicidade

Produção

Apesar das emissoras já produzirem grande parte da programação em formato digital, como os televisores recebiam apenas o sinal analógico, diversas imperfeições não eram percebidas pelo telespectador. Agora, as emissoras terão que mudar diversos procedimentos nos produtos que realizam.

Para citar alguns exemplos, com a TV Digital cenários e objetos terão que ter melhor qualidade de acabamento, pois pequenos defeitos serão facilmente detectados. Além disso, a maquiagem usada nos atores, apresentadores e jornalistas também sofrerá mudanças. Atualmente, a regra é exagerar um pouco para que as luzes não ofusquem a pintura. Com o novo sinal, tudo deverá ser suavizado, já que o sistema transmite imagens com cores muito mais vivas. Iluminação, figurino e diversos outros elementos também passarão por adaptações.

Especialistas acreditam que todas essas mudanças irão aumentar, significativamente, os custos de produção dos programas.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.