TV digital: Brasil assina acordo técnico com o Japão, revela ministério

Opção japonesa, que contará com tecnologia brasileira, será definida pelo presidente Lula nesta semana

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Brasil assinou, na última sexta-feira (23), um acordo técnico com os japoneses para a padronização da TV digital no País.

De acordo com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, a decisão final só será anunciada nesta semana pelo presidente Lula, depois de uma reunião com representantes da alternativa japonesa.

Acordo

O acordo prevê a inclusão de inovações brasileiras no sistema oferecido pelo Japão. A tecnologia “nipo-brasileira”, como já vem sendo chamada, deverá estimular a tecnologia nacional, uma vez que ela será gratuita para toda a população.

Continua depois da publicidade

Preferência

Segundo o ministério, o sistema japonês permite a transmissão móvel, opção não oferecida pelos europeus. “Para fazer a transmissão para o telefone celular, o sistema europeu tem que usar um serviço fora da transmissão normal de TV digital”, informou o ministro. Hélio Costa garante que seria necessário pagar às companhias telefônicas, em especial às de celulares.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.