Transmissão da TV digital deve começar em dezembro de 2007

Novo padrão começa a funcionar em São Paulo no ano que vem, enquanto sistema analógico será desativado em 2016

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O início da transmissão da TV digital no Brasil está marcado para o dia 03 de dezembro do ano que vem, segundo o Ministério das Comunicações.

De acordo com o cronograma de implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), o novo padrão começará a funcionar na região metropolitana de São Paulo e será estendido, progressivamente, às outras cidades brasileiras.

Padrão analógico será desativado em 2016

A intenção é que todas as capitais estejam aptas ao novo modelo até 31 de dezembro de 2009 e os demais municípios façam o mesmo até 31 de dezembro de 2013, para que, no dia 29 de junho de 2016, o padrão analógico de transmissão seja desativado.

Continua depois da publicidade

O cronograma, segundo o ministro, não é rígido. As grandes cidades do interior do País, como Juiz de Fora (MG), Campinas (SP) ou Londrina (PR), podem se antecipar aos prazos estipulados pelo ministério. “Nada impede que uma cidade de grande porte venha a ter o sistema digital antes de 31 de dezembro de 2009. Nós estudaremos cada caso”, garantiu.

Segundo o ministro das Comunicações, Hélio Costa, no dia 29 de dezembro deste ano todas as especificações técnicas referentes à TV Digital estarão concluídas.

Sistema digital por R$ 100

Como o custo de uma TV de Plasma ou LCD é bastante alto, o Governo Federal tentará convencer os estados a desonerar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadores e Serviços) dos equipamentos importados para o uso dos consumidores e das emissoras.

Continua depois da publicidade

“Isso só ocorrerá quando não houver similar nacional”, frisou Costa. “Se não fizermos um esforço inicial, será difícil a implantação do SBTVD-T”.

Ele acredita que o conversor, que captará o sistema digital pelos televisores convencionais, custará cerca de R$ 100, mais vantajoso economicamente “do que trocar o televisor”.

TV digital não será democrática

Apesar disso, para o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Jorge Chami Batista, a TV digital não democratizará a internet no País.

Continua depois da publicidade

Ele negou que a interatividade da TV digital facilitará o acesso à internet pela maior parte da população. “Venderam uma idéia equivocada à população. A televisão digital requer um monitor e este nada mais é do que um monitor que se tem em um computador”.

Batista disse que o aparelho da TV digital com as facilidades de um computador tornará o equipamento mais caro do que o próprio PC. Ele acredita que essa inclusão só se concretizará em 30 anos. Com informações da Agência Brasil.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.