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SÃO PAULO – Além de alterar a rotina, o isolamento social imposto pela pandemia de coronavírus provocou diferentes tipos de mudanças no comportamento de consumo dos brasileiros.
O país confirmou o primeiro caso de Covid-19 em 26 de fevereiro e passou a adotar o distanciamento na segunda semana de março. No período, dados da consultoria Kantar revelam que os consumidores brasileiros, na média, diminuíram as idas aos supermercados e atacarejos, mas passaram a adquirir mais produtos em suas compras.
O comportamento foi diferente na cidade de São Paulo, que tem o maior números de casos da Covid-19.
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No município, o movimento cresceu 25% na semana de 16 a 22 de março em comparação com a semana anterior, e os responsáveis pela corrida para abastecimento foram principalmente os mais jovens e as famílias de classe média, de acordo com a pesquisa da Kantar.
A população com menos de 29 anos fez 71% mais compras no período. Segundo Marcela Botana, diretora regional de atendimento da Kantar Brasil, um dos fatores que explicam o crescimento é a questão do nível de informação que a faixa etária tem sobre o novo coronavírus – fazendo com que o público adote uma postura mais incisiva em relação ao distanciamento social e estoque mais produtos.
“Apesar de o nível de preocupação com o vírus estar mais presente na população mais velha, quem mais estocou foram os jovens”, explica.
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E o que foi comprado? Os produtos para higiene pessoal e cuidados com a casa foram os que tiveram os maiores aumentos nas vendas nos supermercados da cidade de São Paulo durante a primeira semana de quarentena, de 16 a 22 de março (últimos dados disponíveis na pesquisa da Kantar).
A compra de papel higiênico cresceu 211%, seguida pela de itens para cuidados com a casa, como detergentes (79%) e acessórios de limpeza (70%). Outros produtos como cereais, leite e pão também registraram aumentos significativos no período.
Os produtos cujas vendas mais aumentaram em supermercados durante a primeira semana de quarentena (16/3 a 22/3)*
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Produto | Crescimento no período |
Papel higiênico | 211% |
Detergente | 79% |
Cereais | 73% |
Acessórios de limpeza | 70% |
Sabonete | 50% |
Leite | 48% |
Óleo | 44% |
Pão | 40% |
Café | 39% |
Catchup | 35% |
*Período de comparação de 16/3 a 22/3 vs 9 a 15/3. Fonte: Kantar.
Na América Latina (México e Colômbia), o consumidor brasileiro foi o único que seguiu a tendência vista na Europa e nos Estados Unidos de estocar papel higiênico, segundo a Kantar.
Na China, sabão para as mãos e macarrão instantâneo foram os produtos mais procurados pela população. Já na quarentena no México e Colômbia, farinha e peixe enlatado estão entre os itens de preferência.
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Por outro lado, a cesta de produtos para cuidados pessoais sofreu grandes perdas com a maioria das pessoas em casa.
O estudo da Kantar indica, em todo o país, que mais de um bilhão de ocasiões por semana de consumo desses produtos está em risco devido ao isolamento social, sendo 973 milhões relacionadas com a ida ao trabalho ou instituição de ensino e outras 356 milhões que geralmente acontecem antes de eventos sociais.
Os mais comprados e buscados na internet
Em meio à pandemia, o comércio eletrônico segue crescendo no país. Produtos das categorias saúde (111%), beleza e perfumaria (83%) e supermercados (80%) acumulam altas de vendas, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) em parceria com o Movimento Compre&Confie, que compara vendas realizadas em fevereiro e março de 2020 com as do mesmo período de 2019.
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Já o Zoom, site de comparação de preços e produto, levantou os produtos mais buscados durante a quarentena. Apesar do contexto priorizar o consumo de bens não duráveis, a pesquisa mostra que eletroeletrônicos, como tablets e smart TVs, e aparelhos de ginástica e musculação tiveram aumento de mais de 1000% nas buscas.
Os produtos cujas buscas na internet mais aumentaram durante a quarentena*
*Foram levantadas as buscas feitas entre 21/3 e 2/4 versus 8/3 e 20/3, comparando o período pré e pós-recomendação das autoridades de distanciamento social. Fonte: Zoom
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