Sua televisão está pronta para a TV digital?

Para assistir ao novo sinal, será preciso adquirir um receptor e uma antena UHF. Além disso, apenas TVs Full HD transmitirão toda a qualidade disponível

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Quando a televisão chegou ao Brasil, em 1950, poucas pessoas puderam ver as primeiras transmissões, já que havia um número muito pequeno de televisores disponíveis no País. O mesmo deve acontecer com a chegada da TV Digital. Isso porque, poucas pessoas terão os equipamentos necessários para assistir às vantagens de imagem e som que o novo sistema proporciona.

“O set top box, receptor que é fundamental para o sinal digital, chegará as lojas, com preços relativamente elevados. Por isso poucas pessoas terão comprado o aparelho até o início da transmissão”, afirma o diretor editorial da Tela Viva, André Mermelstein.

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, não basta ter uma TV de LCD ou plasma para assistir à TV Digital em sua melhor forma. Muitos desses aparelhos não possuem alta definição e, para reproduzir toda a qualidade disponível no novo sistema, será preciso um aparelho Full HD, com 1080 linhas de definição. Para quem não faz questão da qualidade máxima, o receptor poderá ser acoplado em outros modelos de televisão.

Continua depois da publicidade

UHF

Além disso, quem quiser assistir aos canais digitais terá que adquirir uma antena UHF. Isso porque, apesar dos números usados para sintonizar os canais atuais (analógicos, em geral transmitidos em VHF) não sofrerem alterações, cada emissora terá um novo canal em UHF para a transmissão digital.

No UHF os canais terão números diferentes – em São Paulo, por exemplo, a TV Globo é canal 5 no VHF, enquanto no UHF será 18. No entanto, não será preciso decorar os novos números já que os conversores serão programados para, quando digitado o número da emissora em VHF, buscar automaticamente seu sinal no UHF. Assim, sempre que o telespectador digitar o número 5, o set top box se conectará à TV Globo no formato digital (canal 18), por meio da função canal virtual.

Televisores

Para os que pretendem comprar novos aparelhos para aproveitar a imagem digital, uma opção será adquirir televisores que já possuem o set top box incluído. A Samsung já começou a vender os aparelhos integrados, e marcas como LG e Sony, não devem demorar para disponibilizar produtos semelhantes.

Continua depois da publicidade

O preço, no entanto, é bastante alto. O aparelho de 40 polegadas estará a venda por R$ 7.999,00, enquanto o de 52 polegadas, custará R$ 14.999,00.

Mas por enquanto, a aquisição do set top box, dos televisores Full HD e da antena UHF só será necessária para quem realmente deseja ter acesso ao novo sinal. Isso porque, o sinal transmitido atualmente (analógico) ficará no ar até 2016.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.